Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

Convicção

Não há nada que cause mais discórdia e desarmonia que uma convicção. Guerras têm como base convicções. Sei que em sua essência essa idéia se anula em si. Mas não encontrei melhor forma de dizer que temos de desapegar-nos das convicções para termos uma mente receptiva e livre de travas que impedem nossa evolução. Crenças de todas as formas limitam nossa liberdade e nos impedem de recebermos os presentes que as experiências podem nos trazer. Há quem diga que experiência é só um nome bonito para nossos erros mas por que não podemos ver os erros como dádivas também? Afinal, é com eles que aprendemos e evoluímos. 

4 comentários:

  1. Convicção é a certeza obtida por fatos ou razões, que não deixam dúvidas nem dão lugar a objeção, crenças. O que seriam dos pensadores se eles não fossem convictos de suas idéias? O que seria da Ciência se Einstein não fosse convicto de suas idéias, que o próprio não pode provar mas hoje são fatos científicos comprovadíssimos. Imagine se uma mãe não fosse convicta do amor que ela sente pelo seu filho. As crenças não limitam a humanidade, afinal não existe uma única verdade. As crenças nos levam a discussão do que está certo ou errado. Erros são falhas que não deveriam ocorrer, que pena que a humanidade evolui orientando-se por erros. Você está errada no seu pensamento e se contradiz quando diz que as crenças limitam a liberdade, porque somente com liberdade para ter convicção em uma idéia é que se pode experimentar. É óbvio que o resultado da experiência pode não agradar, mas a vida é assim. Na minha opinião, o único tipo de crença que não deveria existir é a religiosa, disto eu sou convicto. Reflita melhor sobre o seu pensamento, acho que você não evoluiu bem a idéia, sem convicção não há evolução. Sem convicção não há sentido nem para ideías ou pensamentos. Aposto que até mesmo você tem suas convicções, e na sua tentativa de se explicar e em contradizer-me, por sí só já demonstra sua convicção em uma idéia.
    Boa noite e uma dica, tenha convicção nas suas idéias porque a vida é amaldiçoada para nós quando tentamos evoluir orientados aos erros, lembre-se que nínguem evolui errando.

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho que não leram-me com a devida atenção. Provavelmente esta idéia é muito complexa, talvez até inefável mesmo. Como eu mesma disse em meu post, essa idéia é um tanto suicida posto que ela morre em si mesma. Claro que temos convicções, infelizmente algumas pessoas as usam para atingir outras com o mal, como as que fazem guerras em nome de suas convicções. Se acompanharem meu blog, verão que há um post que fala do bem e do mal, que ambos estão em tudo. Nada é 100% bom ou ruim. Tudo depende do olhar lançado sobre o tema. Também concordo que grandes evoluções ocorrem através de convicções mas estas convicções só tornam-se convicções após tentativas e ERROS. Só não erra quem nunca tentou inovar. É sempre mais seguro seguir a "boiada", mas aqueles que tomam outros rumos além de pagar o preço por isso também terão as glórias de terem sido ÚTEIS para a EVOLUÇÃO da humanidade. Muito obrigada "anonimo" por fazer-me pensar ainda melhor sobre algo que construo dentro de mim sem tornar isso uma convicção que me feche para ouvir sua opinião e a dos demais.

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada gostaria de parabenizá-la pelo texto. Convecçções, crenças e "pré-conceitos" fasem parte do âmago do ser humano. Erros aconteçem, são comuns e por isso ainda continuamos aqui, por que continuamos a errar. O ser humano tem uma coisa muito peculiar de só aprender com os erros, por mais que a situação nos pareça óbvia em nosso paradigma, insistimos e acabamos caindo em uma ilusão provisória. Entretanto nós adquirimos com o passar do tempo o discernimento e a reflexão sobre os atos fazendo dos erros um aprendizado, desaparecendo o medo de errar e surgindo uma sabedoria interna, fazendo - o evoluir, pois mesmo sendo seres perfeitos erramos, mas não é o ser de uma certa forma é a percepção que erra. E me desculpe "anônimo" não me diga que você nunca errou... e se continuar com um percepção " 8 ou oitenta, aberto ou fechado, 0 ou 1" você nunca vai alçançar a verdade pois esta ´uma só, mas é tão complexa que se torna multilateral e você a sentirá quando se libertar de sua percepção limitada.

    Zelando pelo vosso sucesso
    Eu Sou

    ResponderExcluir